segunda-feira, fevereiro 27

Santa ignorância...

     Venho acompanhando noticias de minha cidade, do estado, do país e do mundo, em vários setores desde que alcancei certa idade onde me era cobrado saber mais do mundo. Com o tempo fui criando mais seriedade nas leituras, apurando minhas preferências e filtrando informações. 
     Não nego que as vezes prefiro uma conversa jogada fora na internet do que meia hora me atualizando. Me policio quanto a isso... Já li coisas interessantes, curiosidades uteis, besteiras sem fim, estrategias complicadas, noticias trágicas. 
     Porém vejo pessoas que se serem questionadas sobre quem é o cara negro, simpático, que aparece em varias fotos, comprimentando garis, tomando sorvete e comendo hot dog acompanhado de duas meninas negras e também dançando elegantemente ao lado de uma mulher que passa dos limites em postura, te garanto tem muitas pessoas com acesso a internet, telejornais que não saberiam te responder.
     Mas conheço pessoas que sabem os resultados das escolas de samba, a classificação dos campeonatos de futebol, os vandalismos em apurações, os roubos em estádios, mas não sabe o quanto foi gasto em todo esse circo e muito menos no que esses gastos poderiam ter se transformados. Quantas escolas poderiam ser beneficiadas com 23 milhões gastos pela prefeitura de São Paulo na organização do carnaval?
     Me irrito de escutar que o Brasil só inicia o ano após o carnaval... E já repararam, a noticia se alastrou alguém gostou e o carnaval anda cada fez começando mais tarde, ou seja cada fez o país se atrasa mais. Assistindo a aula de um professor que se mostrou muito bem letrado, estávamos falando sobre as horas ensolaradas que temos aqui no Brasil comparada as dos EUA... Há diferenças, eles tem um comprimento de dia maior que o nosso, são cerca de 3 a 4 horas a mais de sol por la. Um colega decidiu falar que talvez era por isso que eles eram mais ricos. Desde quando o sol influencia no quanto cada um vai trabalhar? Até onde sei são plantas que necessitam de luz solar para realizar os processos energéticos. Pode ser que esse tempo de luz influencie... Mas a diferença é um pouco grande para o sol ser o único culpado. 
     O governo faz uma propaganda enorme da vontade de chegar a níveis de escolaridade dos países desenvolvidos, eu me pergunto será que vai ser possível? Melhorar a educação de um país onde os professores recebem menos que um profissional que não tem nem ensino fundamental completo, onde crianças andam quilômetros apé para assistirem aula debaixo de uma árvore, onde os pais recebem ajuda para manter os filhos na escola mas bebem cachaça com o dinheiro. Podemos chegar a níveis até melhores que os países desenvolvidos, mas não devemos pensar em bater metas de outras pessoas, mas sim em melhorar o que é nosso, pensando em nós e não no que vão achar...
     Vejo também revolta em meios sociais sobre o salario dos políticos... Não sou extremista a ponto de achar que eles devem receber apenas um salario, mas acho que nós devíamos pedir um equilíbrio maior da situação, que eles recebam de forma justa, e que também façam salários justos para o restante da população. 
      Porque tanto imposto? Na verdade não me importo de pagar imposto, desde que se eu precisar de auxilio medico eu seja atendida, não imediatamente, mas assim que o medico de plantão libere o paciente que estava na minha frente e que este não esteja reclamando que passou horas na fila. Pagamos muito por educação, por saúde, por moradia e mais algumas coisas. Mas mesmo pagando em grande parte não usufruímos. 
     Pense antes de apontar o dedo, você se acha informado o bastante? Melhor perguntar o porquê, do que escutar qualquer lorota e ser obrigado e engolir, já que não tem argumentos...



 "A sabedoria não cria o gênio, mas oferece-lhe, por vezes, oportunidade para se revelar." Leoni Kaseff. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário